Neste artigo, iremos abordar de qual forma alinhar todos os itens que irão proporcionar a escalabilidade de um negócio e mesmo assim continuar dando o melhor atendimento ao cliente. Uma solução de comunicação especializada deve ser planejada para contribuir para manter, ou tornar maior, a satisfação do público-alvo.

Na medida em que o negócio vai crescendo, a solução de comunicação deve suportar o aumento da demanda. Por isso, o primeiro passo é procurar por uma empresa capaz de oferecer uma ferramenta escalável e com longevidade. No quesito escalabilidade, irá permitir que ampliações e atualizações sejam feitas de forma automática e gradativa, sem perder o investimento inicial. Pode começar com um pequeno investimento e, em cima dele, ampliar aplicações e quantidade de atendimento.

Uma solução de comunicação voltada para tecnologia IP nasce com a escalabilidade fortemente latente. A base do IP é fornecer qualidade e, proporcionalmente, capacidade de expansão sem complicações, trocas de equipamentos ou serviços. Os formatos mais tradicionais acabam vinculados a hardwares e se tornam mais complexos de serem otimizados para atender mais, novas opções de canais, e melhor ao cliente.

A comunicação IP permite escalar com facilidade. As tradicionais, baseadas em hardware, podem até ser mais financeiramente atrativas, mas não permitem um cenário ágil na hora em que mudanças precisam acontecer. A falta de agilidade, por sua vez, pode até não impedir o crescimento do negócio. Mas, pode acontecer o pior, decepcionar os clientes que buscam por informações ou resolução de problemas. O bom atendimento uma vez comprometido, dificilmente conseguirá reverter o ganho de uma reputação negativa.

Solução de comunicação: flexibilidade para escalar

Quando uma empresa proporciona uma solução de comunicação com longevidade, significa que trará flexibilidade. Por isso, a partir da evolução da tecnologia e a criação de necessidades, conseguirá ainda assim atender automatizações e integrações. Será possível atender ao cliente sempre com o máximo de inovação e satisfação.

O exemplo de uma solução de comunicação flexível por natureza são as que estão em nuvem. Se for possível, adotar ocloud computing facilitará no processo de expansão sem interferir na interação com o público, seja no atendimento ou na utilização de softwares e serviços adquiridos por meio do negócio. No entanto, é uma escolha atrelada com a operação de cada um. Quando o core business está baseado na telefonia é comum que exista a opção por hardware e equipamentos robustos, que propiciam um controle físico para quem os adquire.

É vital que as soluções de comunicação permitam flexibilidade para aumentar ou reduzir de acordo com as solicitações do público. Outro ponto é que a questão contratual deve permitir a mesma tolerância, fazendo com que o modelo de negócio possa ser modificado e que não exista ociosidade no uso de equipamentos e serviços contratados, por exemplo.

O cliente é o foco do crescimento

Por fim, um dos conselhos para quem busca um ótimo relacionamento é prezar pelo sucesso do cliente. Assim, quando se monta uma operação de negócio, isso será realizado com foco no público-alvo, em disponibilizar o que ele quer e precisa. Dessa maneira, o crescimento acontece e a satisfação com os produtos e serviços não diminui.

Em qualquer contexto, com crescimento ou no início do negócio, o respeito pelo desejo do cliente deve estar presente. Satisfazer é não dar retrabalho no que deveria facilitar a vida do usuário, usar a tecnologia e todos seus recursos para alcançar os objetivos do público-alvo e entender o comportamento de quem está consumindo. Atualmente, a rapidez é um valor: acessar rápido, atender rápido e solucionar rápido.

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